segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Diversidade de Animais no Brasil

Biodiversidade significa a variabilidade de organismos vivos em uma região específica. O Brasil é o país que tem a maior biodiversidade do planeta, sendo uma das suas maiores riquezas, porém muitas das espécies estão extintas e muitas que são encontradas não são nativas. Muitos brasileiros não percebem a importância da biodiversidade de seu país. Importação de animais para o Brasil é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um animal do exterior para o Brasil. Exportação de animais brasileiros é o processo comercial e fiscal que consiste em levar um animal do Brasil para outro país.










O Brasil, um país de extensão continental e localizado na América do Sul, possui a mais rica biodiversidade do planeta. Em seu território, é estimada a existência de 10% de todas as espécies existentes no globo, sendo que 60% dos anfíbios, 35% dos macacos e répteis e 10% das aves só aqui são encontrados. No país são encontrados cinco diferentes ecossistemas: amazônico, atlântico, cerrado, caatinga e pantanal. Apesar das dificuldades impostas pela economia internacional pouco favorável, o Brasil vem lutando para preservar o seu patrimônio. No entanto, em razão da perda do habitat e a captura ilegal, o país apresenta 208 espécies ameaçadas de extinção, e a maior causa é o trafico de animais.










Dependendo dos diferentes locais de captura, os animais são transportados de forma infame até o seu destino final, que são os grandes centros urbanos. Já a linha internacional, com 13 rotas diferentes, tem por "base" importantes cidades brasileiras. Além do dinheiro gerado ilegalmente, a atividade envolve também muita crueldade por parte dos traficantes. Não existem estatísticas exatas, mas as estimativas assustam: entre 12 e 38 milhões de filhotes
de aves e mamíferos são tirados de nossas matas todos os anos. Destes, acredita-se que apenas 1% chega ao destino final, e o restante morre nas mãos dos traficantes devido a maus-
tratos. Ou seja, se as estimativas mais otimistas estiverem corretas, de cada 10 filhotes arrancados de seu habitat natural, 9 morrem antes mesmo de serem comercializados. Pode não parecer, mas manter esse tipo de bicho em casa é contribuir para uma das atividades criminosas mais rentáveis do mundo: o tráfico de animais silvestres. Estima-se que essa atividade movimente 10 bilhões de dólares por ano, dos quais o Brasil participa com 15% aproximadamente.















Para que se sustente o tráfico internacional, existe uma bem estruturada rede de tráfico interno. Ela se inicia com o ribeirinho ou outro indivíduo que resida junto ao ambiente natural e capture e aprisione os animais para depois vendê-los diretamente aos turistas ou aos atravessadores, que os transportam para os grandes centros de compra. O papagaio é a ave mais vendida no Brasil e no exterior. Depois dele vêm as araras, os periquitos, micos, tartarugas e tucanos. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis — Ibama —, os principais meios de transporte utilizados para contrabandear esses animais são os barcos na Região Norte e os caminhões e ônibus nas outras regiões do país. Alguns deles transportam, em média, duas mil espécies por vez.


Aqueles animais que não são diretamente “exportados”, por meio das fronteiras e aeroportos, normalmente são encaminhados para o Rio de Janeiro ou São Paulo, onde são vendidos em feiras livres.

Quando a exportação é ilegal a maioria dos animais morre no transporte e quando a importação é ilegal, acabam por competir com os nossos animais (por espaço, alimento, entre outros), e tomam uma parte do ambiente dos animais brasileiros.




Muitos animais ficaram extintos em todos os biomas brasileiros:





A preservação da natureza está diretamente ligada à biodiversidade que descreve a riqueza e variedade do mundo natural. O homem não poderia sobreviver sem a biodiversidade. Os animais alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumidos diariamente, por exemplo, nos dão a carne, o couro e a insulina.
O termo biodiversidade deve ser considerado em dois níveis diferentes: todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo, e as inter-relações, ou ecossistemas, na qual a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras.




A Biodiversidade refere-se tanto ao número de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa dessas categorias. E inclui variabilidade ao nível local Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva. Desde 1986, o termo e conceito têm adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos conscientizados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do Século XX.
A biodiversidade do Brasil abriga hoje entre 15% e 20% das espécies vegetais, animais e microrganismos do mundo. Apesar do crescente interesse internacional pela rica biodiversidade brasileira, sabemos que ela por si só não é garantia de crescimento econômico, tampouco de desenvolvimento sustentável. Mas espera-se que o País, além de importante exportador de matéria-prima, se converta no protagonista de uma nova economia mundial, baseado no uso sustentado da biodiversidade e dos seus recursos derivados, agregando valor para os diferentes setores produtivos.







Alguns animais brasileiros:





Acará-bandeira (Brasil ou Escalar (Portugal), Pterophyllum scalare, é um acará do Amazonas. Chega a atingir 18 cm de comprimento, de corpo triangular e lateralmente achatado, com coloração variando de cinza claro a escuro, podendo possuir faixas escuras, nadadeiras dorsais, caudal e anal muito bem desenvolvidas. Também é conhecido pelos nomes de acará-bandeira-comum, acará-de-véu, acará-fantasma, acará-fumaça, acará-negro, buvuari, buxuari e piraquenanã. É uma espécie ornamental.




Tucano-toco (Ramphastos toco) é uma espécie de tucano. Não apresenta diformismo sexual. Não são aves migratórias.O tucano-toco é encontrado nos dosséis das florestas tropicais da América do Sul, desde as Guianas até o norte da Argentina. No Brasil, ele é encontrado no Pantanal, no Cerrado e na Amazônia.
O tucanoçu ou tucano-toco é a maior espécie de tucano (Ramphastídeos). Seu enorme bico de cores brilhantes parece pesado, entretanto é formado por uma estrutura óssea não maciça e areada que lembra um favo de mel. Isso torna o bico mais leve e portanto não dificulta o vôo. Apesar de não ser maciço, o bico é bastante resistente.



As baleias-francas são mamíferos marinhos que pertencem à família Balaenidae. Distinguem-se das outras baleias por apresentarem o corpo totalmente negro, à exceção de uma mancha branca na barriga e por apresentar um tipo de verruga de um amarelo desmaiado na cabeça.




O Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) é um primata encontrado originariamente na Mata Atlântica, no sudeste brasileiro. Encontra-se em perigo de extinção. Tem hábitos diurnos e arborícolas. Organizam-se em grupos de até 8 individuos e vivem cerca de 15 anos. A gestação demora cerca de 4 meses e meio, gerando, normalmente, entre
1 e 3 filhotes.São onívoros, o que significa que sua alimentação é muito variada, neste caso comem frutas, insetos, ovos, pequenas aves e lagartos (em cativeiro as aves e lagartos são substituídos por carne).Animal monógamo, uma vez formado o casal, mantém-se fiel. Hoje há apenas um único local de preservação deste animal, (restam cerca de 1000 no mundo, metade dos quais em cativeiro).










O bem-te-vi (Brasil) ou grande-kiskadi (Portugal) é uma ave passeriforme da família dos tiranídeos de nome científico Pitangus sulphuratus. Medindo cerca de 23,5 cm, caracteriza-se principalmente pela coloração amarela viva no ventre e uma listra branca no alto da cabeça, além do canto que nomeia o animal. Considerado um dos pássaros mais populares do Brasil, é um dos primeiros a vocalizarem ao amanhecer.













O lobo-guará, guará ou lobo vermelho (Chrysocyon brachyurus) é o maior mamífero canídeo nativo da América do Sul. A sua distribuição geográfica estende-se pelo sul do Brasil, Paraguai, Peru e Bolívia a leste dos Andes, estando extinto no Uruguai e talvez na Argentina como uma,
e é considerado espécie ameaçada. Os biomas de ocorrência no Brasil são: Cerrado, Pantanal, Campos do Sul, parte da Caatinga e Mata Atlântica.



A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) é uma arara restrita ao extremo Norte do estado brasileiro da Bahia ao Sul do rio São Francisco. Tal espécie chega a medir até 57 cm de comprimento, com plumagem azul, com asas e cauda muito longas e mais escuras, bico negro com grande dente maxilar e íris amarelo mostarda.Está ameaçada de extinção. O último indivíduo observado na natureza, um macho, morreu após ter batido numa linha de alta tensão. Também é conhecida pelos nomes de arara-celeste, arara-do-nordeste e arara-spixi. Seu nome específico é uma homenagem ao naturalista alemão Johann Baptiste von Spix




A ariranha, lontra-gigante ou lobo-do-rio ,é um mamífero mustelídeo, característico da Pantanal e da bacia do Rio Amazonas.A ariranha é a maior espécie da sub-família Lutrinae (as lontras) A ariranha tem olhos relativamente
grandes, orelhas pequenas e arredondadas, patas curtas e espessas e cauda comprida e achatada. Os dedos das patas estão unidos por membranas interdigitais que facilitam a natação. A pelagem é espessa, com textura aveludada e cor escura, exceto na zona da garganta onde apresenta uma mancha branca.A ariranha vive e caça em grupos que podem
chegar aos dez indivíduos e alimenta-se dos peixes, que habitam os rios da América do Sul, principalmente de caracídeos como a piranha e a traíra. Entre maio e setembro, as fêmeas dão à luz uma ninhada de pequenas lontras que são educadas em conjunto por todo o grupo. As crias ficam numa toca durante os primeiros três meses, após o que são integradas na vida do grupo. É uma espécie em perigo e a principal ameaça à sua sobrevivência é o desmatamento e destruição do seu habitat. A poluição dos rios, principalmente junto de explorações mineiras causam vítimas entre as lontras que se alimentam de peixe contaminado por metais, que se acumulam nos peixes e mais intensamente ainda nas ariranhas que estão no topo da cadeia alimentar. Os primeiros sucessos reprodutivos em cativeiro foram produzidos pela Fundação Zoológico de Brasília, onde os animais desfrutam de um ótimo recinto.

Cascavel é o nome genérico dado às cobras venenosas dos géneros Crotalus e Sistrurus. As cascavéis possuem um chocalho característico na cauda, e estão presentes em todo o continente americano. Geralmente, refere-se mais
especificamente à espécie Crotalus durissus. A cascavel, por razões não bem entendidas, em vez de sair completamente de sua pele antiga, mantém parte dela enrolada na cauda em forma de um anel cinzento grosseiro. Com o correr dos anos, estes pedaços de epiderme ressecados formam os guizos que, quando o animal vibra a cauda, balançam e causam o ruído característico. Embora no conceito popular o número de anéis do guizo ,as vezes, é interpretado como correspondente a idade desta cobra, isto não é correto, pois no máximo poderia indicar o número de trocas de pele. A finalidade do som produzido pelo guizo é de advertir a sua presença e espantar os animais de grande porte que lhe poderiam fazer mal.


O boto-vermelho ou boto-cor-de-rosa (Inia g
eoffrensis) é um golfinho fluvial presente nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco, pertencente à família dos iniídeos, e ao gênero Inia. Partilha parte da área de
ocorrência com o tucuxi (Sotalia fluvitialis), que não é um golfinho estritamente fluvial, entretanto pode ser diferenciado facilmente pelo tamanho e pela coloração característica. Também é conhecido pelos nomes de boto-branco, boto-vermelho (português); Amazon river dolphin, boto, pink river dolphin (inglês); dauphin de L'Amazone, inia (francês); e bufeo (espanhol).




Conclusão:



Nós achamos

que todo o brasileiro deveria se orgulhar do Brasil, pois ele tem a maior biodiversidade do planeta, porém algumas pessoas usam os animais para ganhar dinheiro e assim acabam aos poucos com a nossa maior riqueza que é a biodiversidade, algo que deveria ser muito mais valorizado. Uma das coisas que nós achamos também é que mais pessoas deveriam saber quais realmente são os animais brasileiros, afinal muitos animais que as pessoas acham que são brasileiros na verdade foram importados para cá e muitas vezes de forma cruel. A biodiversidade é maravilhosa e não pode continuar assim e acabar sumindo. O homem nunca iria sobreviver sem a nossa biodiversidade.



Bibliografia:

http://www.faunabrasil.com.br/sistema/modules/tiny8/index.php?id=5

http://www.jardimdeflores.com.br/ECOLOGIA/A07silvestres.htm


http://ocantodobemtevi.blogspot.com/2007_08_01_archive.html


http://www.terrazul.m2014.net/breve.php3?id_breve=119

http://www.mma.gov.br/

http://www.aprendebrasil.com.br/reportagens/trafico_animais/default.asp


http://www.partidoverdegoias.com.br/principal/boletim.php?id=0000000001

http://www.cib.org.br/pdf/biotecnologia_sustentabilidade_biodiversidade%20.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ararinha-azul

http://www.agricultura.gov.br/portal/page?_pageid=33,974931&_dad=portal&_schema=PORTAL

http://pt.wikipedia.org/wiki/Acar%C3%A1-bandeira

http://pt.wikipedia.org/wiki/Boto-cor-de-rosa

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ararinha-azul

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lontra_gigante

http://pt.wikipedia.org/wiki/Balaenidae

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tucano-toco

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mico-le%C3%A3o-dourado

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cascavel

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bem-te-vi

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lobo-guar%C3%A1

Nenhum comentário: